Quiropraxia - Centro de Saúde da Coluna
Quiropraxia - Centro de Saúde da Coluna

Subluxações, desalinhamentos

e as articulações

Existem riscos no cuidado Quiroprático? 

 

Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua graduação de Bacharel em Quiropraxia, com os padrões preconizados internacionalmente pela Organizacão Mundial de Saúde.

 

Como surgiu a quiropraxia? 

 

A Quiropraxia surgiu em 1895 nos Estados Unidos, quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando a profissão o seu nome atual. A Quiropraxia está hoje entre as três maiores profissões na área da saúde (Medicina, Quiropraxia e Odontologia) na América do Norte e Europa.

 

Qual é a formação de um quiropraxista? 

 

Para ser um quiropraxista, com a responsabilidade de diagnosticar e prescrever tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível universitário com duração entre quatro anos e meio a seis anos (5000 horas). O curriculum consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.

 

Quiropraxia internacionalmente:

 

Nos países onde a quiropraxia é regularmentada, como Estados Unidos, Canadá e vários países da Comunidade Européia e da Ásia ela é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia, (World Federation of Chiropractic - WFC), reconhecida e filiada a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a organização que representa a Quiropraxia internacionalmente. 

 

 

Perguntas Frequentes //

​​​​​O que é Quiropraxia? 



A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica na identificação e correção de problemas do sistema neuro-esquelético, ou seja, sublimações vertebrais. Essa interferência na comunicação entre o cérebro e corpo ocasiona desordens no fluxo de energia vital (o sistema elétrico do corpo).

Qual a idade ideal para fazer Quiropraxia?



Pessoas de todas as idades podem se beneficiar com a Quiropraxia, desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. Entretanto, são utilizadas técnicas específicas para cada idade.



Como a quiropraxia pode ajudar você?

 

Nosso foco é corrigir subluxações articulares (interferências) na sua coluna. Elas causam menos movimentos e principalmente interferem na comunicação entre cérebro e corpo (sistema nervoso)



O que pode causar estes problemas?  

 

As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.

 

Como é avaliação na sua visita inicial?​

 

Em primeiro momento, precisamos obter seu histórico de saúde e realizar uma examinacão física, isto inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos, neurológicos e palpação cuidadosa de articulações e músculos. Conforme a sua idade e condições podemos solicitar um exame  Raio-X para avaliar a cronicidade da sua condição e definirmos um plano de cuidados, 

 

Qual o objetivo do cuidado quiroprátrico?

 

Somos especialistas em corrigir subluxações vertebrais, e assim reconectar o otimo funcionamento do corpo. Após a visita inicial, é definido um plano de cuidados. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar e manter a coluna em perfeita saúde. O ajuste, quando indicado, é muito específico e indolor. Normalmente, observa-se uma melhora de sintomas e as funções vitais que se relacionam os sistema nervoso central e órgãos